SIsters - Sororidade em Sistemas de Informação
Assitência Técnica, Formação/Cursos
Descrição
A participação de mulheres nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é baixa e vem diminuindo ano após ano. Isto é preocupante, pois a diversidade é fundamental para representar corretamente todos os indivíduos da sociedade e, assim, ter impactos mais adequados aos problemas por ela enfrentados. Mais recentemente, programas internacionais e nacionais focam em aumentar a participação das mulheres na área de tecnologia, desenvolvendo lideranças, educação tecnológica e empoderamento de mulheres como protagonistas na indústria de TIC. O Projeto SIsters tem como objetivo contribuir para o aumento do interesse das mulheres pelas áreas de TIC, motivando alunas do ensino médio e fundamental a seguirem carreira na área e empoderando as alunas de graduação e pós-graduação já inclusas neste contexto.
Histórico
O Projeto SIsters surge formalmente em 2020, quando foi feito o registro junto à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Porém, antes disso, a coordenadora já possuía envolvimento junto ao Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que visa motivar alunas do ensino médio e fundamental a seguir carreira nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), aumentando assim a participação das mulheres na área, desenvolvendo lideranças, educação tecnológica e empoderamento de mulheres como protagonistas na indústria de TIC. Nesse sentido, argumenta-se que a UNIRIO, mais especificamente os cursos/departamento de Informática, deve participar do movimento mundial de (re)aproximação das meninas das TICs através de iniciativas que contribuam com a sociedade e com o aperfeiçoamento de uma área que tem características muito particulares. Isso porque, na Escola de Informática Aplicada da UNIRIO​, responsável pelo curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, obtivemos entre 2010-2018 a inscrição de 124 mulheres (18% dos ingressantes)​, mas somente 24 egressas (23% dos concluintes) e 57 alunas com curso em andamento (19% dos alunos)​. Além disso, no Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO (2020)​, contamos com 8 professoras e 20 professores (28% da força de trabalho).
Equipe envolvida
Bruna Diirr (coordenadora) e participação eventual das demais professoras do Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO. O envolvimento de alunas ainda está em construção, uma vez que o registro do projeto foi feito durante a pandemia da COVID-19, que impactou as ações planejadas para esse fim.
Instituição Relacionada
O projeto está registrado junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC-UNIRIO) e também no Programa Meninas Digitais (SBC)
Beneficiários
Universidades, Escolas/Faculdades/Institutos, Institutos Públicos, Institutos Profissionais, Empresas privadas, Pesquisadores e Professores Universitários, Estudantes, Profissionais/Doutores
Objetivos de Igualdade de Gênero do SAGA Unesco Relacionados
1.1 Promover a conscientização e superar preconceitos de gênero não-conscientes e culturais amplamente expressados como estereótipos de gênero, entre cientistas, educadores, formuladores de políticas públicas, instituições de pesquisa, mídia e o público em geral.
1.2 Promover visibilidade de mulheres com qualificação em STEM e em carreira em STEM, especialmente em posições de liderança nos governos, empresas, universidades e instituições de pesquisa.
2.1 Promover vocações de Ciência e Tecnologia para garotas e jovens mulheres, incluindo através da estimulação do interesse, fomentando conhecimento profundo sobre desafios de carreira em Ciência & Engenharia e apresentando pessoas que sejam exemplos de casos de sucesso.
2.5 Promover igualdade de gênero nas transições da escola para o trabalho nas áreas de STEM.
3.1 Promover acesso e atrair as mulheres para o ensino superior (incluindo Mestrados e Doutorados), inclusive através de bolsas de estudos e prêmios específicos.
3.3 Promover a retenção de mulheres na educação superior de STEM em todos os níveis, inclusive através de orientação sensível à questão de gênero, oficinas e redes.
3.4 Prevenir discriminação baseada em gênero e assédio sexual em todos os níveis, incluindo Mestrado e Doutorado.
ODSs Relacionados
Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Apoio
-
Período de Funcionamento
Menos de 1 ano.
Abrangência
Local (comunidade, bairro, etc.)
Contatos
Site:
Instagram:
-
Facebook:
LinkedIn:
-
Outros:
-
E-mail:
Telefone:
-
Endereço:
CCET/UNIRIO - Avenida Pasteur, 458 - Urca - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22290-255